Dicas para fotografar melhor

Créditos: Minha irmã, foi ela quem deu a sugestão de post ;)

Eu não sou nenhum profissional (em breve serei rsrs), mas vou compartilhar aqui com vcs os meus conhecimentos em fotografia, para todos nós tirarmos fotos melhores!!

Enquadramento é (quase) tudo

É muito comum em fotos de iniciantes que ao fotografar alguém, deixe-se um teto enorme, alguma outra área inútil na foto, ou a pessoa no meio da fotografia. Seguem dicas para que você não faça uma foto horrível naquele momento único.

Vamos pegar uma foto ruim tirada pelo meu cunhado (desculpa, Jonathan!) e vamos ver como é possível melhorá-la.

captura_da_tela.png

Olha só, muita área inútil ao redor da Larissa! Pra quê tanto teto? Não é isso que queremos ver! Pra piorar, ela foi colocada exatamente no meio da foto.

Sempre ao fazer uma foto, pergunte-se:

“O que eu estou fotografando?”

Sua namorada?

“Sim!”

Então por que ficar tão longe?! Mais perto pessoal, e menos tetos.

captura_da_tela-3.png

A foto está ótima, mas agora vamos fotografar só um pouquinho mais longe

captura_da_tela-1.png

Ok, estamos chegando lá! Só uma coisa: Nunca deixe alguém no meio da foto, a não ser que você veja que vai ficar legal, mas na grande maioria dos casos, não enquadre no meio. Jogue para os cantos! Valoriza o ambiente e a foto não fica tosca.

captura_da_tela-2.png

Agora sim! Temos uma foto milhões de vezes melhor do que a original! Compare. Agora, conclusão:

  • Evite áreas inúteis (como tetos e chão em quantidade absurda);
  • Chegue mais perto!
  • Pergunte-se: “O que eu estou fotografando?”
  • Não deixe a pessoa no meio, sempre nos cantos.

Não seja preguiçoso, momentos bons duram pouco

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Pode não parecer grande coisa, mas esse horizonte durou pouco tempo, depois de alguns minutos já era um amontoado de nuvens espessas sem-graça. Não tenha preguiça de pegar sua câmera e ir correndo para a janela!

Use zoom

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Para tirar fotos bem de pertinho de seu modelo fotográfico, não chegue perto, não seja invasivo. Use o zoom! Isso evita que a pessoa mude sua expressão ou fique com vergonha. Para melhorar, você pode ir conversando com a pessoa, deixe-a á vontade.

Ambiente escuro = Fotos tremidas

Em lugares escuros suas fotos sempre saem tremidas? Isso acontece porque quando a câmera capta pouca luz, ela diminui a velocidade do obturador para que mais luz entre pela lente e a foto fique mais clara.

Isso deixa as fotos tremidas, a não ser que você tenha uma mão extremamente firme ou que você use um tripé, mas isso é pouco provável, não é? Para evitar isso, aumente o ISO de sua câmera. A quantidade de luz será aumentada de forma “artificial” e a câmera não custará mais tempo para tirar a foto. O único porém é que a qualidade diminui um pouco; as fotos ficam um pouco granuladas com um ISO muito alto.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Eu aumentei o ISO da minha câmera para que ela não demorasse para bater a foto no exato momento em que a gota’dágua caía no espelho. Rendeu ótimas fotos.

Experimente Preto & Branco de vez em quando

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

O P&B deu um pouco mais de dramaticidade á esta foto, e eliminou o problema de as cores no ambiente não serem tão boas.

Quer mais dicas?

Pode parecer estranho, mas se você quer aprender um pouco mais sobre fotografia, assista as novelas da Globo. É sério! Os conceitos usados em fotografia são praticamente os mesmos na filmagem. Por exemplo, observando algumas cenas, você pode descobrir que:

  • Para fazer com que a atenção do telespectador vá para o ator e não para o ambiente em sua volta, desfoque o fundo;
  • Quando fotografar alguém andando, mostre também o caminho que a pessoa está fazendo;
  • Mude um pouco o enquadramento para não ficar cansativo;
  • Dentre otras cositas más!

Mas se você não gosta de novelas, filmes também servem! :D

Também vale olhar fotos no Flickr. A maioria dos usuários do site são fotógrafos profissionais. Se quiser olhar minhas fotos do Flickr também, sinta-se á vontade!

About these ads

16 Respostas to “Dicas para fotografar melhor”

  1. Dinamene Says:

    Adorei suas dicas de fotografia..
    A gente vê cada foto tosca por aí, né?
    Dá até raiva.
    Fotografar o teto, então, é básico.
    Pior é quando o fundo é um varal! Além da foto da pessoa, dá pra conhecer o guarda roupa inteiro.. Rsrsrs..

    Preto e branco é mesmo tudo de bom! As fotos ficam lindas…
    Dá um mistério..!

    Beijos..!

  2. Aline Says:

    Oie, adorei as dicas, amo tirar fotos e principalmente em pb e sépia!!
    parabens pelas idéias, vc escreve muito bem viu!!!
    bjus
    prof Aline

  3. Adriano Arruguetti Says:

    Que bom que vcs gostaram! Obrigado!

  4. luizlnsfox Says:

    Muito boa suas dicas…se alguma foto minha fica ruim…agora e edito pelo “PICASA” que vc ja recomendou em alguns de seus post.

    http://www.nonato.wordpress.com

  5. Fabrício Costa Says:

    Bom dia,

    Comprei recentemente uma Fuji S9000 e saí para tirar algumas fotos com ela.
    Fui até me aventurar em um cliente, pois sou design gráfico.
    Mas como o lugar estava muito escuro resolvi aumentar o máximo do ISO, o que não me trouxe um bom resultado. As fotos ficaram granuladas.
    Pergunto então qual a melhor configuração resulta em fotos boas em ambientes escuros com pouca iluminação, somente a da máquina.
    Lembrando que tenho tripé, portanto é um problema a menos para ser resolvido.

    Obrigado e parabens pelo seu site…

  6. Adriano Arruguetti Says:

    Olá, Fabrício!

    Já que tem um tripé, você pode aumentar o tempo de disparo na sua câmera/diminuir a velocidade do obturador para que mais luz entre pela objetiva e assim a foto fique clara. Você pode fazer isso de uma forma mais fácil apenas deixando no modo noturno/twilight.

    Aproveite e dê dois segundos de atraso no temporizador para que a foto não saia tremida quando você apertar o disparador da câmera. Os dois segs. servem para isso! ;)

    Só que essa configuração vai borrar os movimentos (se você estiver fotografando alguém em ambiente muito escuro). Pode até dar um efeito muito legal. Ou então você pode arriscar e usar o flash. Ou então o flash + aumentar tempo de disparo.

    Espero que tenha ajudado!

    Obrigado

  7. Jonathan Says:

    Ola Adriano….

    Realmente a foto não ficou boa, mas como voce mesmo disse quem não tira fotos ruins até você mesmo poderia ter pegado uma das suas para exemplo…rsrsrs

    Jonathan

  8. Larissa Says:

    Adri não liga pra ele não : D hahaha
    bjao

    só nao precisava pegar uma foto que eu to com os olhos fechados neh? >< ‘

    te +

  9. Aline Says:

    parabéns adorei o seu jeito de falar sobre a fotografia,
    continue assim nunca desista pois a fotografia é mto boa,
    quero mto ser fotógrafa, amo fotografar, com essas dicas vou fotografar mto melhor.
    gostaria q vc me desse + dicas de como fotografar melhor!!!
    meu e-mail é nika_zart@hotmail.com continue sempre assim nunca desista!!! valeu

  10. Lara Says:

    Adriano, gosto muito de fotografia e adorei suas dicas.
    Só uma pergunta, existe alguma técnica para desfocar o fundo da foto????
    Parabéns pelas dicas.

  11. Adriano Arruguetti Says:

    Oi, Lara!

    Para desfocar o fundo você pode alterar a distância focal e as outras regulagens de foco na sua câmera – infelizmente eu não posso te explicar mais detalhes sobre isso porquê a minha câmera não tem essas regulagens! Desculpe…

    Mas se você centralizar o motivo fotográfico no centro da foto, focar e tirar a foto normalmente; pode ser que você consiga! Na minha câmera (W50 da Sony) eu faço isso e deixo no modo manual, ‘Spot’ no Metering Mode e ‘Center AF’ em Focus. Assim a câmera foca e ajusta a iluminação do objeto que estiver no centro da foto. Depois é só continuar mantendo o dedo pressionado no botão, enquadrar e apertar de vez.

    Não fica aqueeela coisa mas desfoca um pouco.

    Espero que tenha ajudado!

    Obrigado

  12. Como receber mais comentários no Flickr « Adrianostuff.log Says:

    [...] parecer tosco, mas é verdade. Veja o meu post Dicas para fotografar melhor, é o que o título sugere. [...]

  13. ricardo pais Says:

    nao sei como é a sua maquina mas pode recorrer a uso manual da focagem ou entao quando clicar a meio no botao para disparar fixe no objecto que quer disparar depois irá focar a que quer e irá desfocar o que está atrás [pelo menos na minha pode funcionar assim) nao sei se percebeu se disse alguma coisa de errado digam obrigado

  14. Adriano Arruguetti Says:

    Sim Ricardo, você está certo! Acontece que muitas compactas não possuem esses recursos para ajuste de foco. Salvo as da Nikon, que possuem vários recursos de foco que até ajudam no enquadramento (só não comprei por que a minha usa baterias de lítio, que rendem muito mais que as pilhas).
    ;)

  15. SAnderus Says:

    Gostei das suas dicas !!!!!!!!!!!!!!!!!!bastante

    tenho uma h10 da sony que faz milagres, mas gostaria de saber sua mais sobre como posso usá-la melhor, talvez vc tenha algumas dicas

  16. Nuno Lorador Pires Says:

    Olá a todos. Escrevi este pequeno ensaio para ajudar a qualquer pessoa a fotografar melhor. Espero que gostem e seja util. Abraço a todos!

    http://inspirationalphotographyart.com/essays-ensaios/ensaio-port-teste

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.